OMS lança “Saúde da Visão nos Sistema de Saúde: um Guia para a Ação”

Optometristas portugueses declaram o seu apoio e compromisso total para com este desafio

“Saúde da Visão nos Sistema de Saúde: um Guia para a Ação” é lançado hoje, dia 24 de maio, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Guia para a Ação propõe um plano de ação concreto e suportado por ferramentas extensas e detalhadas, para o desenvolvimento de uma Estratégia Nacional para a Saúde da Visão, de tod@s para tod@s, e para a integração da saúde da visão no Plano Nacional de Saúde.

“Para enfrentar muitos dos desafios da saúde da visão – incluindo as desigualdades no acesso e a falta de integração no sistema de saúde – os cuidados para a saúde da visão devem ser parte integrante da cobertura universal de saúde: todos devem ter acesso aos serviços de saúde da visão de que necessitam, com qualidade e sem barreiras financeiras”, afirma a OMS.

Para Portugal, é uma oportunidade de mobilizar os intervenientes relevantes, concertar esforços e ultrapassar as enormes e crónicas dificuldades de acesso a cuidados para a saúde da visão no Serviço Nacional de Saúde. A liderança do Ministério da Saúde é essencial, para um processo inclusivo, idóneo, focado nas necessidades reais e em resultados mensuráveis. É uma oportunidade histórica para uma mudança paradigmática, desafiando todos os intervenientes a fazer mais e melhor. Seja para o cumprimento dos objetivos para a cobertura do erro refrativo e cirurgia à catarata, já assumidos pelo Estado Português. Seja para objetivos adicionais baseados no Eye Care Indicator Menu (ECIM) e acordados internamente.

Sublinha-se a relevância de ambas as ferramentas Package of Eye Care Interventions (PECI) e Eye Care Competency Framework (ECCF), para o planeamento e implementação das intervenções e da força de trabalho para a saúde da visão.

Este é o momento para a máxima ambição na eliminação de toda a deficiência visual e cegueira evitável em Portugal. Os optometristas portugueses declaram o seu apoio e compromisso total para com este desafio para a ação, a ser liderada pelo Ministério da Saúde. A APLO solicita uma audiência para analisar e refletir como avançar nesta iniciativa.

Mais informação aqui: Organização Mundial de Saúde.

Sobre a APLO

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) representa os Optometristas, a maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal. Atualmente conta com cerca de 1.321 membros. A APLO é membro Fundador da Academia Europeia de Optometria e Ótica, membro do Conselho Europeu de Optometria e Ótica e membro do Conselho Mundial de Optometria. Para mais informações, consulte: www.aplo.pt