HISTÓRIA, VISÃO E MISSÃO DA APLO

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria Pessoa Coletiva de Utilidade Pública é a associação profissional de direito privado que representa os optometristas portugueses. É o autorregulador dos Optometristas em Portugal e a sua visão é a de um mundo onde todos têm acesso aos cuidados primários para a saúde da visão, com segurança e qualidade, atempados, de proximidade e na comunidade. A sua missão é a de assegurar mais e melhores cuidados para a saúde da visão para todos. Fundada em 1998, exige o mínimo de licenciatura universitária em Optometria para admissão a membro. É fundador do Conselho Lusófono de Optometria, com as associações de optometristas de Angola, Brasil, Moçambique e Timor-Leste. É membro da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, Conselho Mundial de Optometria, Conselho Europeu de Optometria e Óptica e Academia Europeia de Optometria e Óptica. Contribui para a definição de recomendações e políticas da saúde da visão, planeamento e competências da força de trabalho e intervenções terapêuticas à luz da evidência atual, em Portugal, na União Europeia e no Mundo, junto de organizações como o Governo português, a Comissão Europeia e a Organização Mundial de Saúde.

A declaração de Utilidade Pública consta do despacho n.º 14729/2022, assinado a 15 de Dezembro de 2022 e publicado em 28 de Dezembro de 2022, pel’ O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas: “A Associação de Profissionais Licenciados em Optometria, pessoa coletiva de direito privado n.º 504160850, com sede no Porto, vem desenvolvendo, desde a sua constituição, em 1998, relevantes atividades de interesse geral no âmbito da promoção e proteção da saúde”

De acordo com os seus estatutos, a APLO tem como objetivos primordiais defender a saúde pública, a saúde da visão e o direito dos utentes a cuidados para a saúde da visão com segurança e qualidade, promover mais e melhores cuidados para a saúde da visão, permitir o acesso a cuidados para a saúde da visão de proximidade e na comunidade, com qualidade, e atempadamente, promover o desenvolvimento da prevenção visual, colaborando com os organismos oficiais da área da Saúde e defender a deontologia e a qualificação profissional dos seus Membros.

A APLO rege-se também de acordo com alguns eixos principais: nível mínimo de licenciatura para a realização de atos optométricos, formação contínua obrigatória, sensibilização para a literacia da saúde da visão, sensibilização para o adequado planeamento da força de trabalho para a saúde da visão, promoção da reflexão e estudo sobre o acesso e prestação de cuidados para a saúde da visão e influência e consolidação da frente nacional e internacional.