Plano de Recuperação e Resiliência e Plano 2021-2025 são oportunidades perdidas para a saúde da visão

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) lamenta a “total ausência de soluções e mudanças de paradigma” nos planos do Governo para a saúde da visão dos portugueses, e urge o Ministério da Saúde a integrar a profissão de Optometrista no SNS.

Em comunicado enviado ao Ministério da Saúde e à Assembleia da República, o Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), Raúl de Sousa, manifestou a sua preocupação pelo facto de os Cuidados Primários para a Saúde da Visão não constarem, aparentemente, das prioridades do Governo para os próximos anos. De acordo com a Associação, nem no Plano de Recuperação e Resiliência nem nas Grandes Opções do Plano 2021-2025, tornados públicos recentemente pelo Executivo, é possível identificar propostas concretas para a resolução dos problemas de visão dos portugueses.

Segundo Raúl de Sousa, “na área da saúde da visão, os problemas e as soluções estão por demais identificados, e as recomendações e recursos estão presentes e disponíveis. Os cuidados primários para a saúde da visão são inexistentes em Portugal por escolha, não por desconhecimento ou falta de informação”, sustenta.

Na base destas afirmações estão os dados oficiais relativos à deficiência visual em Portugal. Mais de 163 mil portugueses sofrem de deficiência visual e cegueira legal, fazendo desta a maior causa de deficiência em Portugal entre os recenseados no ano de 2001. Paralelamente, o Inquérito Nacional de Saúde de 2014 concluiu que um em cada dois maiores de 65 anos descreve dificuldades em ver, mesmo usando óculos, e que nove em cada dez casos de deficiência visual ou cegueira se deve a causas evitáveis.

Para a APLO, os números demonstram que é urgente tomar medidas – em linha, de resto, com as recomendações da Organização Mundial da Saúde – e a solução reside numa estratégia efetiva para os Cuidados Primários para a Saúde da Visão, com a integração do Optometrista no Serviço Nacional de Saúde como garante de mais e melhor saúde visual e, simultaneamente, de poupança para os cofres do Estado.

Sobre a APLO

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) representa os Optometristas, a maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal. Atualmente conta com cerca de 1.303 membros. A APLO é membro Fundador da Academia Europeia de Optometria e Ótica, membro do Conselho Europeu de Optometria e Ótica e membro do Conselho Mundial de Optometria. Para mais informações, consulte: www.aplo.pt