Associação de Profissionais Licenciados de Optometria alerta para impacto da deficiência visual no progresso económico
Um novo relatório divulgado pela International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB), destaca que, em 2020, 410 mil milhões de dólares foi a perda estimada de produtividade económica global, devido ao absentismo associado à deficiência visual e cegueira evitável.
É uma perda económica de dimensões consideráveis e por este motivo, a IAPB incentiva os governos a adotarem as recomendações do relatório, que sublinham a necessidade de investimento urgente na recolha de dados, planeamento estratégico, disponibilidade da força de trabalho e serviços de prevenção e intervenção precoce, sobre os cuidados para a saúde da visão. Essas ações são fundamentais para enfrentar o impacto económico da perda de visão, uma condição associada a fatores como o envelhecimento da população global e falta de mudança nos estilos de vida.
Destaca-se ainda que estas medidas contribuem para a meta estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que exige que os países garantam o pleno acesso aos cuidados para a saúde da visão até 2030, incluindo também a saúde da visão na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Pela disponibilidade de soluções, e porque assim se evitam prejuízos económicos para a sociedade, no entendimento da Organização Mundial de Saúde, é imoral ainda existirem pessoas com deficiência visual e cegueira evitável.
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), Entidade de Utilidade Pública, insta as entidades governamentais nacionais a investirem nos cuidados para a saúde da visão, para colmatar as lacunas na produtividade global, atendendo às necessidades associadas às condições de saúde com maior prevalência nos seres humanos.
A APLO reafirma ainda o seu compromisso em promover a sensibilização sobre a importância dos cuidados para a saúde da visão e cooperar com as autoridades governamentais e outras entidades interessadas para melhorar a saúde da visão e eliminar a deficiência visual e cegueira evitável.