Associação denuncia pressão para excluir optometristas dos cuidados de saúde primários

Optometristas querem ajudar a acabar com as listas de espera de Oftalmologia

A Associação de Profissionais Licenciados em Optometria (APLO) está indignada com as pressões que estão a ser conduzidas, pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, pelo Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos e pela Associação Portuguesa de Ortoptistas, para que os Optometristas não integrem o Serviço Nacional de Saúde (SNS), ajudando assim a reduzir a lista de espera para primeira consulta de Oftalmologia, que já ultrapassa as 200 mil consultas anuais.

“Em causa estão duas propostas legislativas, nomeadamente do PAN e do PCP, para que os optometristas integrem os cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e a tentativa para que os mesmos as retirem. A retirada de tais propostas seria, a nosso ver, uma falha no dever de todos os deputados em defender os interesses da população, neste caso, o de melhorar o acesso a cuidados de saúde visuais para todos”, denuncia Raúl Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados em Optometria.

A APLO esclarece ainda, em resposta às acusações proferidas, que “A Direção-Geral do Ensino Superior classifica os planos de estudos universitários de Optometria exatamente na área da saúde e que os mesmos estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A APLO é constituída exclusivamente por licenciados de Optometria, sendo que mais de 80% possuem mestrado (5 anos) ou licenciatura (4 anos e meio) com estágio profissional incluído, como mínimo, à semelhança de esmagadora maioria dos países europeus e mais avançados no mundo”.

A APLO defende ainda que a integração de Optometristas no Serviço Nacional de Saúde é a solução para resolver o problema crónico na lista de espera de Oftalmologia e para melhorar o acesso de todos os portugueses aos cuidados necessários para a saúde da visão.

“A solução que propomos é a abordagem centrada na pessoa com intervenção nos cuidados de saúde primários através da implementação de Consulta de Optometria nos centros de saúde, responsável por identificar precocemente as condições anómalas visuais mais prevalentes, tais como os erros refrativos, suscetíveis de tratamento em cuidados primários e com benefícios significativos na intervenção precoce atempada e na comunidade. Essa é a solução defendida pela Organização Mundial de Saúde e Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira e que representa uma mudança do paradigma da prestação dos cuidados para a saúde da visão.”, explica o presidente da APLO. “Para avaliar a disponibilidade da força de

trabalho em saúde para a visão e formular uma resposta de capacidade de desenvolvimento para fortalecer os sistemas nacionais de saúde. Num número crescente de países, os optometristas são frequentemente o primeiro ponto de contato para pessoas com doenças oculares” ver página 81 Acesso Universal aos cuidados para a Saúde da Visão, Organização Mundial de Saúde, onde se definem as categorias dos profissionais da visão como sendo Oftalmologistas, Optometristas e Pessoal de Apoio Oftálmico.

De acordo com os dados disponibilizados pela ACSS existe, em Portugal, uma evidente deficiência de meios ao nível dos cuidados primários de saúde da visão, capaz de reduzir as dificuldades de acessibilidade às primeiras consultas de Oftalmologia.  Em 2017 ficaram por realizar 233 228 consultas.

“Se considerarmos que um optometrista pode realizar em média 6 000 consultas por ano espera-se que a implementação de 61 optometristas no SNS consiga acabar com a atual lista de espera. É assim que este problema é resolvido nos países mais desenvolvidos e com a formação em Optometria ao nível da praticada em Portugal.”, conclui Raúl Sousa.

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) representa os Optometristas, a maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal.  Atualmente conta com cerca de 1.130 membros. A APLO é membro Fundador da Academia Europeia de Optometria e Óptica, membro do Conselho Europeu de Optometria e Óptica e membro do Conselho Mundial de Optometria. Para mais informações consulte www.aplo.pt