Optometristas exigem regulamentação da profissão
Dia Mundial do Acesso Universal aos Cuidados de Saúde assinala-se a 12 de dezembro
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) vai manifestar-se junto do Ministério da Saúde no próximo dia 12 de dezembro, pelas 12 horas. Esta manifestação é um protesto contra a falta de regulamentação da profissão e contra as pressões para que sejam excluídos do Serviço Nacional de Saúde. Neste seguimento, o dia escolhido, o Dia Mundial do Acesso Universal aos Cuidados de Saúde, pretende assinalar a importância dos optometristas enquanto prestadores de cuidados primários da saúde visual.
“Após vários anos de debate parlamentar, inúmeras audiências e esclarecimentos com diferentes deputados, acreditamos que não podemos continuar a explicar, no Parlamento, os benefícios para os utentes da regulamentação e integração de optometristas no SNS. Chegou a altura do Governo se responsabilizar, e muito especificamente, o Ministério da Saúde, pelas limitações no acesso a cuidados de saúde visual”, refere Raúl Sousa, presidente da APLO.
“Continua a ser complacente com o exercício da profissão de Optometrista por qualquer pessoa, sem qualquer validação das suas competências, facto denunciado pela APLO inúmeras vezes. De notar que esta situação conta também com a complacência de quem simultaneamente se opõe à regulamentação, permitindo o exercício por qualquer pessoa e depois acusa a classe optométrica de heterogeneidade, perpetuando o estado atual da situação dos cuidados da saúde da visão em Portugal. O país tem de levar em conta as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da prática da profissão de Optometrista na União Europeia e no mundo.”
A APLO defende que a integração de Optometristas no Serviço Nacional de Saúde é a solução para resolver o problema crónico na lista de espera de Oftalmologia e para melhorar o acesso de todos os portugueses aos cuidados necessários para a saúde da visão. Essa é também a solução defendida pela Organização Mundial de Saúde e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) representa os Optometristas, a maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal. Atualmente conta com cerca de 1.145 membros. A APLO é membro Fundador da Academia Europeia de Optometria e Óptica, membro do Conselho Europeu de Optometria e Óptica e membro do Conselho Mundial de Optometria. Para mais informações consulte www.aplo.pt